terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

VOCÊ SABERIA DEFINIR O TEMPO?

“Que é, pois o tempo?

            “Que é, pois o tempo? Quem poderá explicá-lo clara e brevemente? Quem poderá apreender, mesmo só com o pensamento, para depois no traduzir por palavras o seu conceito? E que assunto mais familiar e mais batido nas nossas conversas do que o tempo? Quando dele falamos, compreendemos o que dizemos. Compreendemos também o que nos dizem quando dele nos falam. O que é, por conseguinte, o tempo? Se ninguém me perguntar, eu sei; se o quiser explicar a quem me fizer a pergunta, já não sei. Porém, atrevo-me a declarar, sem receio de contestação, que, se nada sobreviesse, não haveria tempo futuro, e se agora nada houvesse, não existiria o tempo presente”.

(Agostinho, Confissões – Livro XI, pág. 322)

 VAMOS FILOSOFAR SOBRE O TEMPO?

*Pesquise sobre o tema e comente à vontade!

*Seu comentário é muito importante para a construção do conhecimento de todos!!!

*Vamos lá, você tem o TEMPO que quiser para responder!

13 comentários:

  1. dimensão pela qual existe com matéria, espaço, e realidade.

    ResponderExcluir
  2. Bom, já vi que a disputa vai ser acirrada hein!rsrs
    Mas eu sei que vocês podem mais!
    Quero ver quem voa mais alto!!!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. È uma grandeza fundamental que eu não tenho como definir, Ele só pode ser compreendido em relação ao espaço e ao movimento.

    ResponderExcluir
  4. Servo de Yahweh e Senhor sobre as criaturas.

    Dimensão pela qual existe com matéria, espaço, e realidade.

    O Tempo é, eu fui, sou e serei nEle que é Senhor do tempo. I Tm 1.17

    O tempo é presente-eterno-contínuo. a definição de passado presente futuro é para mim que não sou imutavel e infinito.

    ResponderExcluir
  5. Seria superficial a minha definição uma vez sabendo que sou definido e não definidor diante desta obra incrível e magnífica que se chama Tempo. Sábio seria reconhecer a Grandeza maior do meu Deus Yahweh diante desta criação que achamos que é eterna, mas quando Filosofamos a respeito do nosso criador percebemos que a própria existência precisa dEle para existir, e Ele não depende da existência. Assim é com o tempo, nele está contido buracos negros, 10 bilhões de galáxias, miríades de constelações, Cosmos, Planetas, seres animados e inanimados, criaturas terrestres, animais de intelecto inferiores, partículas elementares da matéria, eu, vc....,mas isso tudo está contido em Deus, inclusive o tempo. Se você não entendeu fique tranquilo não é para entender é para crer. Leia Isaías 43.13, João 8.52. Espero ter saido do chão. rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ter certeza que sim!!!
      Continue por esse caminho e voará cada vez mais alto!!!

      Excluir
  6. depois dessa definição do meu amigo Urcelles Barbosa, só posso me calar diante de tanta sabedoria. mandou muito bem garoto.

    ResponderExcluir
  7. A noção humana de tempo encontra-se ligada de forma íntima às percepções fornecidas pelos sentidos - com destaque certamente para o sentido da visão - o que faz com que a noção humana de tempo encontre-se diretamente influenciada pela luz e suas propriedades. Considerando que a luz, ao propagar-se livremente, não se "esgota", dado que conseguimos enxergar estrelas cuja luz viajou por mais de 10.000 (dez mil) anos-luz de distância, e que se algum corpo metafísico realizasse uma viagem a mais de 300.000 km/s - a rigor, 299 792 458 metros por segundo, atual velocidade da luz - este poderia contemplar uma viagem no tempo: enxergaria seu passado e não mais teria a percepção de tempo normalCom base na percepção humana, a concepção comum de tempo é indicada por intervalos ou períodos de duração. Pode-se dizer que um acontecimento ocorre depois de outro acontecimento. Além disso, pode-se medir o quanto um acontecimento ocorre depois de outro. Esta resposta relativa ao quanto é a quantidade de tempo entre estes dois acontecimentos: à separação temporal dos dois acontecimentos distintos dá-se o nome de intervalo de tempo; à separação temporal entre o início e o fim de um mesmo evento dá-se o nome de duração. Uma das formas de se definir depois baseia-se na assunção de causalidade.Em outras palavras, o tempo é uma componente do sistema de medições usado para sequenciar eventos, para comparar as durações dos eventos, os seus intervalos, e para quantificar o movimento de objetos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você também não ficou pra trás Marcos!!! Mandou bem também!!!

      Excluir
  8. Como explicar o tempo?
    Podemos dividir e qualificar as formas do tempo: Na teologia Bíblica, no livro de Genesis 1 e seus versículos; Deus no princípio criou os céus e a terra, disse haja luz. E ouve a luz e fez Deus separação entre a luz e as trevas.... A Bíblia narra uma seqüencia na criação, onde está explicito que a criação não ocorreu em um só ato. Entre o princípio e a criação do homem, foram várias ações. Não podemos mensurar este espaço, pelo seguinte: Pois Deus tem o seu tempo e esse tempo é o próprio Deus. Classificando, portanto, como o TEMPO DIVINO.
    Entretanto, quando Deus criou a montanha e após o seu tempo, criou o homem. Comparando entre os dois; o homem é recém nascido, enquanto a montanha centenária.
    Deus criou os vegetais de todas as espécies: se comparado o homem a um pé de alface; o homem é centenário, enquanto a hortaliça é recém nascida. TEMPO DE COMPARAÇÃO.
    Para viver em sociedade, fez-se necessário criar uma regra para organização, ai sim o homem criou um espaço para melhor administrar essa sociedade. TEMPO ARTIFICIAL.
    O mundo evolui no tempo de Deus, administrado pelo tempo artificial. É tão artificial, pois sua ação é somente em separar os espaços. Não tem nenhuma influência de alterar o TEMPO DIVINO e nem inverter a seqüência do TEMPO DE COMPARAÇÃO.
    Ao ler a postagem do colega e irmão Marcos Evangelista, que incontestavelmente, liga à ação do tempo a percepção da luz “cuja propagação é livre e não se esgota”. A titulo de ilustração, está colocação me aguçou a memória e me fez lembrar, do outro elemento da natureza o “SOM”. Alguns cientistas em suas teses, afirmam que o som emitido, propaga-se pelo ar, diluindo-se, sem contudo desaparecer. Permanecendo em estado de movimento. Será que já ouvimos, palavras que viajaram milhares de anos trazendo mensagens.
    Será que o Pensador Rubem Alves ao dizer:.”o sentimento religioso é assim mesmo: no meio da barulheira da vida a gente houve uma melodia”.
    Parabenizo ao colega pelo excelente trabalho!
    Edward Tuma: 3ª feira SC

    ResponderExcluir