terça-feira, 31 de janeiro de 2012

VOCÊ SABE O QUE É PERIPATÉTICO?

Pesquise e deixe seu comentário!

10 comentários:

  1. Aristóteles era um filósofo peripatético, pois ensinava caminhando. Gostava de andar compassadamente em volta do perípatos de seu Liceu, hábito que deixou para os futuros pensadores e inspirou o que viria a se chamar Escola Peripatética de Filosofia. Seguindo a mesma linha de raciocínio, portanto JESUS também era PERIPATÈTICO, pois tmb gosta de ensinar andando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corretíssimo!
      Aristóteles foi conhecido como "o filósofo". Ele fez por merecer este título por causa da prodigiosa amplitude e profundidade de sua obra. Ele ensinou sobre uma grande variedade de assuntos: lógica, retórica, poesia, ética, biologia, física, astronomia, teoria política, economia, estética, e anatomia - sem falar da filosofia metafísica.
      Aristóteles presidiu o liceu por treze anos, ocupado com estudos científicos e escritos - sua produção literária foi imensa.

      Fonte: R. C. Sproul - "Filosofia para iniciantes" - Ed. Vida Nova

      Excluir
  2. Peripatético, (ambulante, itinerante ou os que passeiam), Aristóteles era um, pois gostava de ensinar aos alunos ao ar livre caminhando. Jesus e seus discípulos também, pois a bíblia nos relata que sempre estavam mudando de lugar e iam ensinando pelo caminho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem Mauro! Já pensou como seria maravilhoso podermos utilizar esse método nos dias atuais? Com certeza tudo fluiria mais! Quem sabe no futuro poderemos ter um "Novo Liceu de Aristóteles"!!!

      Excluir
  3. É muito interessante saber que o modelo de ensino empregado pelo senhor Jesus é o mais eficiente e com um baixo custo, o fato de estar em constante peregrinação, o torna uma modelo, a ser seguido por nos.
    Vamos aprender e empregar esse modelo de evangelização, e discipulado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Flávio! O Evangelho deve ser pregado de modo simples como fazia o Nosso Senhor Jesus!

      Excluir
  4. Entende-se que peripatético é aquele que ensina caminhando, temos como nosso grande e maior exemplo o Senhor Jesus Cristo que em seu ministério ensinou desta forma ganhando assim muitas almas que esse seja o nosso objetivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Paulo! Que por onde quer que passemos podemos espalhar as boas novas do Reino de Deus!

      Excluir
  5. É UMA PALAVRA ESQUISITA PORÉM INTERESSANTE, É UMA FORMA DE ENSINAR COMO GRANDES HOMENS FAZIAM, COMO: JESUS, SOCRATES, ARISTÓTELES. ANDANDO E NSINANDO, EU DIRIA "ANDANDO COM A SABEDORIA"

    ResponderExcluir