terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

FÉ E RAZÃO



Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês. 
1 Pedro 3:15



Se alguém lhe pedir hoje que explique a RAZÃO da sua fé e esperança, o que você responderia???

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

TURMA ADM/ECLESIA - SANTA CATARINA

Para aula do dia 28/02

Levarei xerox do conteúdo das primeiras aulas;
Quem já tiver o livro, poderá ler as págs. 13 à 21.

Boa leitura! 
Shalom!


LEMBRETE PARA SEGUNDA 27/02/2012

Atenção alunos - Pólo Sede

Turma 11-> Para a aula de segunda 27/02, vocês deverão ler 
o capítulo 1 da unidade 3 do livro da Marilena Chauí (págs. 111 à 115).
Para as demais aulas, capítulos 2 e 3 da mesma unidade. 

Turma 13-> Ler as págs. 14 - 17 (introdução);
Capítulo 1 da unidade 1 (págs. 19 -24).

Boa leitura! Espero vocês na segunda! Shalom!








quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

ENTREGA DE TRABALHOS - 27/02/2012

Turma 11 -> Trabalho de pesquisa sobre os pré-socráticos.

Turma 13 -> Resenha sobre o filme "Sócrates".

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

VOCÊ SABERIA DEFINIR O TEMPO?

“Que é, pois o tempo?

            “Que é, pois o tempo? Quem poderá explicá-lo clara e brevemente? Quem poderá apreender, mesmo só com o pensamento, para depois no traduzir por palavras o seu conceito? E que assunto mais familiar e mais batido nas nossas conversas do que o tempo? Quando dele falamos, compreendemos o que dizemos. Compreendemos também o que nos dizem quando dele nos falam. O que é, por conseguinte, o tempo? Se ninguém me perguntar, eu sei; se o quiser explicar a quem me fizer a pergunta, já não sei. Porém, atrevo-me a declarar, sem receio de contestação, que, se nada sobreviesse, não haveria tempo futuro, e se agora nada houvesse, não existiria o tempo presente”.

(Agostinho, Confissões – Livro XI, pág. 322)

 VAMOS FILOSOFAR SOBRE O TEMPO?

*Pesquise sobre o tema e comente à vontade!

*Seu comentário é muito importante para a construção do conhecimento de todos!!!

*Vamos lá, você tem o TEMPO que quiser para responder!

MODELO DA CAPA E REGRAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE FILOSOFIA I

http://www.4shared.com/office/mc0F4zpn/Modelo_da_Capa_do_Trabalho_de_.html?

http://www.4shared.com/file/vRQxIxTN/REGRAS_PARA_ELABORAO_DO_TRABAL.html?

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

TURMA ADM. ECLESIÁSTICA - SC

Atenção alunos, houve uma pequena mudança na ementa quando a avaliação. O PORTFÓLIO deverá ser feito em grupo. Somente o resumo deverá ser feito individualmente.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

A ÁGUIA E A GALINHA


Era uma vez um camponês que foi a floresta vizinha apanhar um pássaro para mantê-lo em sua casa. Conseguiu pegar um filhote de águia. Coloco-o no galinheiro junto com as galinhas. Comia milho e ração própria para galinhas. Embora a águia fosse o rei/rainha de todos os pássaros. Depois de cinco anos, este homem recebeu em sua casa a visita de um naturalista. Enquanto passeavam pelo jardim, disse o naturalista:
 - Esse pássaro aí não é galinha. É uma águia.
            - De fato – disse o camponês. É águia. Mas eu criei como galinha.
Ela não é mais uma águia. Transformou-se em galinha como as outras, apesar das asas de quase três metros de extensão.
 - Não – retrucou o naturalista. Ela é e será sempre uma águia. Pois tem um coração de águia. Este coração a fará um dia voar ás alturas. - Não, não – insistiu o camponês. Ela virou galinha e jamais voará como águia.  Então decidiram fazer uma prova. O naturalista tomou a águia, ergueu-a bem alto e desafiando-a disse: - já que você de fato é uma águia,  já que você pertence ao céu e não a terra, então abra suas asas e voe! A águia pousou sobre o braço estendido do naturalista. Olhava distraidamente ao redor. Viu as galinhas lá embaixo, ciscando grãos. E pulou para junto delas.
O camponês comentou: 
         - Eu lhe disse, ela virou uma simples galinha! 
        - Não – tornou a insistir o naturalista. Ela é uma águia. 
E uma águia será sempre uma águia. Vamos experimentar novamente amanhã.
                  No dia seguinte, o naturalista subiu com a águia no teto da casa. Sussurrou-lhe: 
        - Águia, já que você é uma águia, abra as suas asas e voe! 
Mas quando a águia viu lá embaixo as galinhas, ciscando o chão, pulou e foi para junto delas. 
O camponês sorriu e voltou à carga: 
        - Eu lhe havia dito, ela virou galinha! 
                  - Não – respondeu firmemente o naturalista. Ela é águia, possuirá sempre um coração  de águia. Vamos experimentar ainda uma ultima vez. Amanhã a farei voar. 
No dia seguinte, o naturalista e o camponês levantaram bem cedo. Pegaram a águia, levaram para fora da cidade, longe das casas dos homens, no alto de uma montanha. O sol nascente dourava os picos das montanhas. O naturalista ergueu a águia para o alto e ordenou-lhe: 
- Águia, já que você é uma águia, já que você pertence ao céu e não a terra abra suas asas e voe! 
A águia olhou ao redor. Tremia como se experimentasse nova vida. Mas não voou. Então o naturalista segurou-a firmemente, bem na direção do sol, para que seus olhos pudessem encher-se da claridade solar e da vastidão do horizonte. 
Nesse momento, ela abriu suas potentes asas, grasnou com o típico kau-kau das águias e ergue-se, soberana, sobre si mesma. E começou a voar, a voar para o alto, a voar cada vez mais para o alto. Voou... voou... até confundir-se com o azul do firmamento...

E-MAILs

Da turma - adm.eclesia.sc@hotmail.com (pegar a senha na aula)

Da profª:  - docencia.fatef@hotmail.com

Facebook: http://www.facebook.com/docencia.fatef

EMENTA DE ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA


FATEF – FACULDADE APLICADA DE TEOLOGIA E FILOSOFIA
Disciplina:
Administração Eclesiástica
C.H.:
30 horas
Período:
07/02/2012 à 10/04/2012
Professor:
Prª. Ana Paula Araujo
PROGRAMA
I.              EMENTA
  • O curso objetiva apresentar o conceito sobre administração eclesiástica, a administração sob o ponto de vista bíblico, objetivos da organização, administração secular, estrutura eclesial, Planejamento e execução de atividades administrativas eclesiásticas.
II.            OBJETIVO GERAL
Preparar o discente a desenvolver atividades administrativas na igreja bem como despertar o senso de liderança
    III. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Mostrar o que significa administração eclesiástica e sua importância
  • Ensinar os princípios básicos da administração
  • Apresentar a divisão administrativa de uma organização eclesiástica
  • Mostrar como se desenvolve a organização de uma entidade eclesiástica
  • Ampliar seu conhecimento sobre a igreja, sua missão e tipos de governos eclesiásticos
  • Como organizar a secretaria da igreja
  • Como redigir um estatuto e atas
  • Como elaborar um orçamento financeiro
  • Como elaborar um organograma
      IV. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade
Conteúdo

1
Administração eclesiástica
       a) O que significa
       b) A administração sob o ponto de vista bíblico
       c) Objetivos da organização
       d) Administração secular
       e) O que é administrar

2
A igreja
a)     A igreja universal e a igreja local
b)    Missão da igreja
c)     Governo eclesiástico
d)    A igreja no Novo Testamento
e)    O que faz a igreja
f)     Corpo eclesial
g)    Organograma da igreja

3
A igreja como pessoa jurídica
a)    O estatuto
b)    Porque a igreja deve ter um estatuto
c)     Modelo de estatuto
d)    Registro de estatuto
e)    Reforma de estatuto

4
A Administração da igreja
a)  Secretaria
b)  Competência do secretário (a) - diretoria
c)  Competência do secretário (a) – funcionário
d)  Livro de atas e registros
e)  Outros tipos de documentos
f)   Tesouraria
g)  Escrituração
h)  Plano de Contas
i)  O dízimo
       V. METODOLOGIA
  •  Exposição dialogada
  •  Estudo dirigido
  • Atividades em sala de aula
      VI. AVALIAÇÃO

  • Atividade individual
  • Resumo dos capítulos: planejamento; organização; liderança; controle; gerenciamento, do livro: Ministério da Administração Eclesiástica – Stephen Douglas; Bruce E. Cook e Howard G. Hendricks – (peso 3,0) – entrega: 03/04/2012 

  •   Atividades em grupo
  • Confecção de um portfólio contendo diversos tipos de documentos referentes à administração da igreja recolhidos durante o curso e todos os trabalhos feitos (peso 5,0) – entrega: 10/04/2012

  • Elaboração de uma ata (peso 0,5) – entega – 05//03/2012
  • Elaboração de um organograma (peso 0,5) – entrega: 12/03/2012
  • Elaboração de orçamento financeiro (peso 0,5) - entrega: 19/03/2012
  • Elaboração de um estatuto (peso 0,5) – entrega: 26/03/2012

      VI. BIBLIOGRAFIA BÁSICA
KESSLER, Nemuel; CÂMARA, Samuel. Administração Eclesiástica. Rio de Janeiro. CPAD, 1987.
DOUGLAS, Stephen B.; COOK, Bruce E.; HENDRICKS, Howard G. O ministério de administração.
FERREIRA, Ebenézer Soares. Manual da Igreja e do Obreiro. Ed. JUERP, 7ª Edição, 1983.

VII. BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
DUARTE, Tavares David. A Igreja e o Novo Código Civil. Rio de Janeiro. CPAD, 1ª. Edição, 2002.
MAXWELL, John C. As 21 indispensáveis qualidades de um líder. Ed. Thomas Nelson Brasil,2007.
HUNTER, James C. O Monge e o Executivo. Ed. Sextante, 2004.

TURMA DE ADMINISTRAÇÃO ECLESIÁSTICA - PÓLO DE SANTA CATARINA

Bem vindos ao módulo I de 2012!

Segue abaixo os links para baixar alguns livros da bibliografia que estão disponíveis para download.

LINKS

http://eugostodelivro.yolasite.com/resources/Livro%20-%20O%20monge%20e%20o%20executivo.pdf

http://books.google.com.br/books?id=uJiyecoXmcEC&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false

http://www.4shared.com/office/YAw0vRHK/Ebenzer_Soares_Ferreira_-_Manu.html?

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

HELENISMO

Você sabe o que o que é HELENISMO ou PERÍODO HELENÍSTICO?

Vamos ver quem contribui mais para a pesquisa desta semana!
Não esqueça de dizer qual é a sua turma!

domingo, 12 de fevereiro de 2012

LEMBRETE PARA SEGUNDA 13/02/2012

Turma 11a/b


* Ler o capítulo 3 do livro da Marilena Chauí para a próxima aula.


* Não esqueçam da entrega da resenha do filme!

Turma 13



* Ler a introdução do livro (págs. 05 à 17).


*Levar por escrito o comentário sobre o vídeo ( mesmo aqueles que 


responderam no blog), 




 para que eu possa atribuir nota.



segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

JESUS ERA PERIPATÉTICO


Numa das empresas em que trabalhei, eu fazia parte de um grupo de treinadores voluntários.
Éramos coordenados pelo chefe de treinamento, o professor Lima, e tínhamos até um lema:
"Para poder ensinar, antes é preciso aprender" (copiado, se bem me recordo, de uma literatura do Senai).
Um dia, nos reunimos para discutir a melhor forma de ministrar um curso para cerca de 200 funcionários. Estava claro que o método convencional: botar todo mundo numa sala, não iria funcionar, já que o professor insistia na necessidade da interação, impraticável com um público daquele tamanho.
Como sempre acontece nessas reuniões, a imaginação voou longe do objetivo, até que, lá pelas tantas, uma colega propôs usarmos um trecho do Sermão da Montanha como tema do evento.
E o professor, que até ali estava meio quieto, respondeu de primeira. Aliás, pensou alto:
- Jesus era peripatético...
Seguiu-se uma constrangida troca de olhares, mas, antes que o hiato pudesse ser quebrado por alguém com coragem para retrucar a afronta, dona Dirce, a secretária, interrompeu a reunião para dizer que o gerente de RH precisava falar urgentemente com o professor. E lá se foi ele, deixando a sala à vontade para conspirar.
- Não sei vocês, mas eu achei esse comentário de extremo mau gosto, disse a Laura.
- Eu nem diria de mau gosto, Laura. Eu diria ofensivo mesmo, emendou o Jorge, para acrescentar que estava chocado, no que foi amparado por um silêncio geral.
- Talvez o professor não queira misturar religião com treinamento, ponderou o Sales, que era o mais ponderado de todos. Mas eu até vejo uma razão para isso...
-Que é isso, Sales? Que razão?
-Bom, para mim, é óbvio que ele é ateu.
-Não diga!
-Digo. Quer dizer, é um direito dele. Mas daí a desrespeitar a religiosidade alheia...
Cheios de fúria, malhamos o professor durante uns dez minutos e, quando já estávamos sentenciando à fogueira eterna, ele retornou. Mas nem percebeu a hostilidade. Já entrou falando:
-Então, como ia dizendo, podíamos montar várias salas separadas e colocar umas 20 pessoas em cada uma. É verdade que cada treinador teria de repetir a mesma apresentação várias vezes, mas.... Por que vocês estão me olhando desse jeito?
-Bom, falando em nome do grupo, professor, essa coisa aí de peripatético, veja bem...
-Certo! Foi daí que me veio a idéia. Jesus se locomovia para fazer pregações, como os filósofos gregos também faziam, ao orientar seus discípulos. Mas Jesus foi o Mestre dos Mestres, portanto a sugestão de usar o Sermão da Montanha foi muito feliz. Teríamos uma bela mensagem moral e o deslocamento físico... Mas que cara é essa?
- Peripatético quer dizer "o que ensina caminhando".
E nós ali, encolhidos de vergonha. Bastaria um de nós ter tido a humildade de confessar que desconhecia a palavra que o resto concordaria e tudo se resolveria com uma simples ida ao dicionário. Isto é, para poder ensinar, antes era preciso aprender.
Finalmente, aprendemos. Duas coisas:
A primeira é: o fato de todos estarem de acordo não transforma o falso em verdadeiro.
E a segunda é: que a sabedoria tende a provocar discórdias. Mas a ignorância é quase sempre unânime.


(Artigo escrito por Max Gehringer publicado na Revista VOCÊ SA).

TURMA 13 - BOAS VINDAS E TAREFAS

Olá queridos alunos, sejam bem vindos ao nosso módulo FILOSOFIA I!
Hoje é o nosso primeiro encontro  e a primeira tarefa a ser executada será assistir o vídeo "O mito da caverna de Platão" (o link está postado do blog) e fazer um breve comentário refletindo sobre o vídeo.
Essa tarefa deverá ser entregue na próxima aula (13/02/2012) e valerá ponto extra.
Espero por vocês!!!
Shalom!!!